© 2015 por Denise Dalmacchio Produções (MEI) - (27) 9-9866-0787

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-blogger

Minha relação com a Poesya e com a música iniciou em 1973 quando fui morar no Rio de Janeiro com objetivo de fazer faculdade de Engenharia. Creio ser este ano um divisor de águas na cultura de nosso País, pois os principais artistas estavam voltando do exilio imposto pela ditadura militar e a cidade do Rio de Janeiro estava povoada de uma grande revoada...de artistas de todas as partes do Brasil em busca de trabalho ,Bahianos,Mineiros, Nordestinos,artistas do Sul do país sem precisar citar nomes tinham na bagagem muita coisa pra dizer ,pra cantar ,havia um florescimento no mercado de trabalho, época onde surgiram os maiores nomes de nossa literatura,musica,artes em geral ,um movimento intenso de programação cultural que vivi até o ano de 1981 ,quando já formado em Engenharia elétrica de telecomunicações, retornei pra Vitória e contrariando as expectativas dos meus pais ,montei minha  primeira empresa em meu nome e me tornei um " Empreendedor cultural. "

Em 1979 fiz meu primeiro show autoral em parceria com Gallerani Jr com o nome :" Passeios ",tinha feito uma viagem de carro por toda a América latina e tínhamos feitos fotos Slides,através do meu primo Carlos Otavio Brandão, o show foi no teatro Estúdio, centro de Vitória.A partir de 81 montei o Bar show Terra Viva junto com minha esposa Ligia Silva ,trazendo pra Vitória toda aquela energia que vivi no Rio de

Janeiro, através de Festivais de música, e toda aquela mudança de comportamento daquela juventude  (Eu prefiro ser está Metamorfose ambulante,do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo ).

Fui o primeiro a fazer música ao vivo e estimular o movimento cultural capixaba ,naquela época muito carente,nada existia na noite.

Em 87 voltei a participar de Festivais e classifiquei a música " Estamos Luz " entre as 8 melhores canções e gravamos assim o primeiro Lp em vitória no 1 " Fest Ufes .

Em 1988 fiz o Projeto 5 Estrelas com grande Mídia e trouxe a Vitória 5 temporadas de shows com grandes nomes Como: Joyce,Tunai ,LEILA Pinheiro ,Cláudio Nucci e Lo Borges ,com grande sucesso.

Em 1989 o Jornal A Gazeta me deu uma matéria de Página no caderno Dois com o Título:" Betho Penedo O criador das novas danças ".

Neste materia diziam que o Engenheiro virou Artista e postaram a seguinte frase:" Vai Betho Ser Gauche na vida. "

Durando 14 anos este projeto terminou em 1994,com o término do casamento fui estudar Astrologia no Rio de Janeiro e comecei a trabalhar com o turismo promovendo feiras e eventos em Vitória.

Em 1998 fui participar da Expo 98 em Lisboa Portugal no Stand do Brasil e de lá para representar o Espírito Santo criei o Slogan:" Espírito Santo um lugar poético. "

Em 2000 realizei junto a Sedu um projeto educacional que evidenciava o Padre Anchieta como primeiro poeta e professor do Brasil, através de um concurso de redação e arte pintura chamado Pinte no Espírito Santo, que envolveu 150 mil alunos da rede estadual de ensino ,e levou os vencedores ao Palácio Anchieta em dezembro daquele ano.

Em 2003 gravei meu primeiro CD JUREI RIMAR, pela Lei Rubem Braga, com grandes músicos capixabas em parceria com o compositor Thiago Miranda, direção musical de Pedro de Alcântara, as músicas com forte tempero capixaba versavam sobre as cidades de Vitória e Vila Velha com o foco no Mar .

A partir de 2005 me casei pela segunda vez e fui morar no região do Caparao' ,voltando as atividades de comércio de roupas e acessórios, neste período retornei a escrever poemas e compor músicas e comecei a pensar em integrar as três artes ,música, poesia e cinema,o uso do áudio visual se tornou algo imprescindível com a criação da Internet.

Retornei pra Vitória em 2013 e através do Facebook comecei a escrever poesia diariamente com objetivo de formar um público de internautas e em 2016 ganhei deste novo mercado o título de Poeta.

Em 2015 criamos junto a Academia feminina de Letras do Espírito Santo o projeto Encontros no Shopping jardins que ficou hum ano em cartaz. Numa nova parceria com o músico poeta Alex Krüger.

Tudo estava pronto ,4 décadas de estrada musical e poética para o surgimento do meu primeiro livro de poemas.

Que título daria então?

Foi quando fui a uma palestra no Sesc Glória sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade, e o preletor,falou do poema de 7 faces, me fazendo lembrar daquela frase de 89 ...Vai Betho ser Gauche na vida.

Estava dado o nome ao livro :" Gauche ' A Procura da Poesya. "

Por muitos motivos escolhi o caminho esquerdo do peito, já que Gauche é uma palavra do Francês que significa:" Esquerdo ".

Em 2017 então fiz o planejamento para lançar meu primeiro livro de poemas  e de forma independente criei uma campanha de venda antecipada para lançar na estação da Primavera.

Com o objetivo de uma interatividade e inventividade poética que pudesse também ser pioneiro criei a idéia de uma página em branco ao lado de 61 poemas, minha idade atual ,fiz 61 anos em Fevereiro deste ano ,e consequentemente trabalhar um ano na divulgação do mesmo para que em 2018 possa lançar Gauche 62 poemas interativos e assim em diante criar uma carreira literária.

Paralelamente fui buscar um produtor musical na criação de um Show poético musical que pudesse viajar junto . Estamos gravando em estúdio as músicas e poemas musicados .

Pra ter também um agente de imagem via Vídeo clip ,fizemos inicialmente a  produção de imagem pra música " Jurei Rimar."

 

Apresentamos então estes 3 produtos no dia 4 de outubro no auditório da Justiça Federal do Espírito Santo.

As fotos que te mandei retratam .

Pretendemos agora então buscar apoio comercial pra levar este espetáculo a teatros e locais onde possamos lançar o Livro .

Temos o objetivo de estimular a procura da Poesya como importante saída e solução para um novo mercado para a palavra poética que encanta e traduz sentimentos na população, ir buscar dentro a força da palavra como vibração positiva,ser melhor a cada dia.

Outro objetivo é de ir às escolas fazer um trabalho que Desperte e descubra novos poetas ...

 

Espírito Santo um lugar poético! Betho penedo/ Gauche.